quarta-feira, agosto 09, 2006

Acontecimento Astronómico!

Mars Spectacular
Planeta Marte a 27 de agosto

O planeta Marte será o mais brilhante no céu nocturno a partir de Agosto. Poderá ser observado a olho nu, tão grande quanto uma lua cheia, especialmente no dia 27, quando vai estar mais próximo da Terra. Não deixem de observar o céu na noite de 27 de agosto, às 00h30, verão duas luas!!! Não percam. A próxima vez que Marte vai aparecer assim será em 2287.

OBS: Compartilhem isto com os vossos amigos pois ninguém, hoje vivo, terá oportunidade de observar novamente o facto!

* Recebi isto por mail, mas não comprovei a veracidade... mas valerá a pena se fôr realmente verdade, por isso dia 27 à meia noite e meia, lá estarei a olhar para o céu...

ok, segundo um astrónomo brasileiro:
"Vamos observar Marte"
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão(*)
Durante as noites de agosto, o planeta Marte será o mais interessante dos objetos celestes visíveis a olho nu, em virtude do seu brilho e de sua coloração acentuadamente vermelha, razão pela qual foi associado a Marte, deus da guerra entre os romanos.
Sua máxima aproximação à Terra vai ocorrer no dia 27 de agosto, quando o planeta estará a uma distância de 55,8 milhões de quilômetros da Terra. A última vez que tal aproximação ocorreu foi há 73.000 anos. É importante observar, especialmente, sabendo que nenhum ser humano jamais o viu tão brilhante. Naquela época não havia registro histórico. Por este motivo, esta aproximação constitui, para o observador interessado no céu, uma ocasião única para apreciar o planeta a olho nu.
Na realidade, Marte é visível a cada dois anos, sendo que as máximas aproximações ocorrem a cada 15 ou 17 anos. Assim, a próxima aproximação equivalente a atual vai ocorrer em 2018, quando o planeta estará a 57,7 milhões de quilômetros.
Atualmente, ele está surgindo do lado do nascente, por volta das 20:00 horas e está alcançando o zênite – o ponto mais alto no céu – por volta de uma hora da manhã. Já é um belo espetáculo. No final do mês de agosto, Marte surgirá ao anoitecer, logo após o pôr-do-Sol, e alcançará o zênite por volta da meia-noite.

(*) Ronaldo Rogério de Freitas Mourão é astrônomo e pesquisador-titutar do Museu de Astronomia e Ciências Afins, e autor de mais de 70 livros, entre outros livros, do "O Livro de Ouro do Universo".

Neste site http://www.quatrocantos.com/lendas/148_marte.htm, diz que Marte aparecer tão grande quanto uma lua cheia é um mito da internet... mas pelos vistos, ainda assim, vai ser um acontecimento raro, e eu espero conseguir observar sem a ajuda de um telescópio, pois não tenho...

segunda-feira, agosto 07, 2006

FALHA...

Pois... com o trabalho, tenho falhado em muita coisa... nem me apercebi que o oquetequero fez seis mesinhos de existência, no passado dia 2 de Agosto... e nem sequer tenho tempo para fazer um resumo da sua existência... apenas digo que gosto de o reler e ver a evolução do meu pensamento. Espero daqui a seis meses celebrar um ano de existência, com mais pompa e circunstância!