quinta-feira, abril 06, 2006

20 motivos para ser vegetariano

Eis aqui 20, isto mesmo, pelo menos 20 motivos porque se deve parar de comer carne definitivamente:

1- Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta as hipótese de ter um ataque cardíaco ou desenvolver cancro.

2- A cada minuto todos os dias da semana, milhares de animais são assassinados em abatedouros. Muitos sangram vivos até morrer. Dor e sofrimento são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão) de animais são mortos a cada hora!

3- Há milhões de casos de envenenamento por comida relatados a cada ano. A vasta maioria é causada pela ingestão de carne.

4- A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana.

5- Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.

6- "Carne" pode incluir rabo, cabeça, pés, recto e a coluna vertebral de um animal.

7- Uma salsicha pode conter pedaços de intestino. Como alguém pode estar certo que os intestinos estavam vazios quando utilizados? Vocês realmente querem comer o conteúdo do intestino de um porco?

8- Se comêssemos as plantas que cultivamos em vez de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembrem-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!

9- Todos os dias dezenas de milhões de pintainhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem pôr ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.

10- Os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.

11- É muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.

12- As reservas de água fresca do mundo estão a ser contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada no seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.

13- Se vocês comem carne, estão a consumir hormonas que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estas hormonas causam à saúde. Nalguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormonas de crescimento originalmente administrados ao gado.

14- As seguintes doenças são comuns nos comedores de carne: anemias, apendicite, artrite, cancro de mama, cancro de cólon, cancro de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e cancro.

15- Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Quando vocês comem carne, estão a ingerir estas drogas. Na América do Norte 55% de todos os antibióticos são dados a animais de corte, e a porcentagem de infecções por bactérias resistentes a penicilina avançou de 13% em 1960 para 91% em 1998.

16- Num período de vida um consumidor de carne médio terá consumido 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Vocês desejam tanta carnificina na vossa consciência!?

17- Os animais sofrem dor e medo como nós. Passam as últimas horas da sua vida trancados num camião, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.

18- Animais com um ano de vida são frequentemente muito mais racionais - e mais capazes de pensamento lógico do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um acto bárbaro.

19- Vegetarianos são mais aptos fisicamente do que carnívoros. Muitos dos mais bem-sucedidos atletas do mundo são vegetarianos.

20- Vocês terão menos peso na consciência e na barriga também!



Substituam a Carne animal, pela CARNE DE SOJA....

Existem milhares de receitas delicosas de preparo da Carne de Soja, vocês já experimentaram?? Não??

Pois então devem fazer isso na primeira oportunidade que tiverem! Experimentem !!

14 comentários:

Nomyia disse...

Depois destes 20 motivos se dissesses que comias carne ficava chocada! Não sou vegetariana por opção. Gosto muito da minha carne. Prefiro uma dieta que inclui todo o tipo de alimentos. Lamento as situações que descreveste mas há sempre excepções menos boas. *****

Luisa Seabra disse...

Nomyia:
Longe de mim ter a pretensão q consigo mudar a cabeça da humanidade...se assim fosse, já o teria feito!!!!!
Estranhamente, não gosto de carne desde que passei das papas para a comida de adultos, mas admito q como uma ou outra vez, principalmente frango.Porco não toco. Não quero ser hipócrita e condenar quem come carne. Em minha casa, carne não entra...se a como é fora, em Restaurantes, pq não tenho uma opção vegetariana, ou qdo vou jantar a casa de alguém.
Mas não tenho dúvidas q o facto de, em média,eu comer carne umas duas vezes por mês já faz uma diferença ;)!

João disse...

Já experimentei o hamburger de soja e não desgostei...embora também não tenha ficado loucamente adepto. Come-se...;-)
Não acho que comer carne seja um crime. Crime é a forma como se tratam os animais em vida (eles são criados para esse propósito, desde que o homem deixou de ser nómada), a forma como os matam e a forma como desbaratam os recursos naturais e destroem o ambiente.
OK, pronto, também é porque sou um glutão e adoro carne :-), mas não acho que tenhamos que ser tão fundamentalistas.
Eles fazem parte da nossa alimentação..não há é necessidade de haver sofrimento e crueldade. Isso é que é indesculpável; aí estou plenamente de acordo.

Luisa Seabra disse...

João, isso é pq não comeste no sítio certo!!!
Tens de ir ao Restaurante "Os Tibetanos", comer um bifinho de seitan com natas e cogumelos...huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmm!!!! é de chorar por mais!!!!!!!!!
ou tofu no forno com tomate fresco, basílico e queijo de cabra...meu Deus, estou-me já a babar!
ainda há poucos restauranets vegetarianos verdadeiramente bons...mas os q existem fazem as pessoas pensar q afinal não custa assim tanto não comer carne!

Mónica Lice disse...

Estou cada vez mais convencida!:)

Abraço!

NaLua disse...

15 motivos para NÃO SER vegetariano:

1- Carne de porco à Alentejana;
2- Leitão da Bairrada;
3- Picanha;
4- Feijoada;
5- Fondue de Carnes;
6- Entremeada na brasa;
7- Chouriça assada;
8- "Fritada";
9- Torresmos;
10- Secretos de porco na brasa;
11- Plumas de Porco na brasa;
12- Lombinhos de porco no forno com pimentos;
13- Febras;
14- Cozido à Portuguesa;
15- Esparguete à bolonhesa;

Respeito muitissímo os vegetarianos e até gostava de ser, mas não me passa pela cabeça resistir a estes manjares dos Deuses da culináris tradicional Portuguesa.

Acham realmente que há soja que valha isto???????

Ai o meu pecado da gula!!!

Luisa Seabra disse...

Nalua:
Eu tenho sorte, porque desde pequena, todas esses pratos q enunciaste me dão a volta ao estômago...já tive de me levantar de uma mesa pq, no momento em q alguém deu uma dentada num pedaço de chispe gorduroso, espirrou gordura para cima da mesa...deu-me a volta ao estômago e tive de me retirar, antes q em resposta àquela nojice, eu enchesse a mesa de vomitado. O toucinho branco, é outra coisa q não posso ver ninguém a comer...
mas isso sou eu!

Luisa Seabra disse...

A Lice:
benvinda!!! Não custa muito experimentar...acho q o melhor, apesar de um pouco dispendioso, é fazer o seguinte:
primeiro visitar uns quantos restaurantes vegetarianos, dos bons (se alguém quiser um roteiro posso arranjar), experimentar vários pratos nesses restaurantes, e a nossa criatividade culinária começa logo a funcionar! Eu já experimentei fazer os bifes de Seitan com natas e cogumelos (q comi pela 1ª vez no Restaurante "Os Tibetanos") em casa, mas dei azo à minha criatividade, e acrescentei ao molho um pouco de côco, café e cebolinho e ficou di-vi-nal!!!!!!

Espero mais visitas!

ricardo disse...

:D
este post dá conversa sem fim...calma, não vou por aí, até porque todas as opiniões, de uma maneira ou de outra, estão certas...começei foi a imaginar-te num dos meus almoços familiares...ias passar tanta fominha...ias, ias... :D
LOL
tou a brincar...podias sermpre comer uma sopinha...sopa comes???
bjoka

Luisa Seabra disse...

ahahahahah
claro...tudo o q tenha o belo do vegetal....só não me dêm sopa de rabo de boi, ahahahahahah!

pedro disse...

Não são 20, são 21. O vigésimo-primeiro é o talento da Lu para cozinhar ;-)

Luisa Seabra disse...

Querido!!!
Olha, ontem resolvi inventar, e peguei em massa folhada, depois fiz um refogado de alho, cebola, azeite e tomate verde, depois puz na massa folhada o refogado, juntamente com mistura de pimentas, cominhos, e com pedaços de mozzarela fresca, fechei a massa folhada em sacos,e levei ao forno, e servi com arroz Basmati, aromatizado por moi, e uma salada com azeite e vinagre balsâmico.
Abri o apetite???

FR disse...

Entao e os vegetais?? Tambem nao teem sentimentos??!!
E aqueles selvagens que se poem a trincar as azedas, dentada a dentada, e a pobre da azeda qe chora em gritos mudos, ainda viva, suplicando que a matem de uma vez. A elas ninguem as ouve e ninguem defende.
E que dizer da soja? e dos seus pequenos rebentos??? Sabiam que o rebento de uma soja de apenas 3 semanas tem ja muito mais senso comum e inteligencia que os vegetarianos de idade adulta?
Tenho dito!

Anónimo disse...

é assim eu bem que queria entrar numa dessas de comida vegetariana, mas tive uma má experiência, no outro dia entrei na loja de celeiro Roma arreiro e resolvi comprar lá o meu almoço, mas escolhi mal, tinhas vegetais que é optimo,mas tinha lá toffu que hhhhhhhhhh é horrivel Lu,tens que me dizer o que experimentar,pk se não fico com trauma :)lol beijokas