sábado, março 25, 2006

Publicidade merecida


Este mês, a antiga Rádio Paris Lisboa (RPL) mudou de "cara", e agora chama-se Rádio Europa.
Nunca fui ouvinte da RPL, confesso, mas há duas semanas descobri em 90.4, uma excelente selecção de Jazz instrumental que me fez memorizar a frequência no meu Auto-Rádio. Agora, ouço todos os dias e tem-me ajudado a enfrentar a porcaria da IC19 à volta para casa...e mesmo quando estou a trabalhar fora do escritório, em que ando muito de carro.
As rádios que estão memorizadas no meu carro, e vou pô-las por ordem da frequência com que as ouço, são a Oxigénio, a Radar, a Comercial(poucas vezes) e a Mega-fm (embora seja raro).
Agora a Rádio Europa está, na minha selecção, a competir ferozmente com a Oxigénio, embora sejam duas rádios totalmente diferentes.
Não quis deixar de falar nesta novidade, que para mim tem-se tornado cada vez mais agradável.
Na passada 5ª Feira, ía eu no meio do caos de trânsito de Lisboa, a ouvir a R. Europa, quando fui, mais uma vez, deliciosamente surpreendida :A locutora anunciou "Três minutos de Ciência".
Eram por volta de 15h45, e durante três minutos um senhor, o Professor Nuno Crato, falou primeiro de curiosidades matemáticas, mas de uma forma tão simplificada e interessante, que até eu, que toda a minha vida fugi da matemática, fiquei entusiasmada...isto num minuto! No minuto seguinte eu nem queria acreditar! O Professor falou mais ou menos isto, resumido: "Agora falando de astronomia, hoje, ás 22h00, se olharmos para o Céu a Oeste, poderemos ver Jupiter a nascer...primeiro veremos um ponto luminoso a surgir, que depois se irá tornando cada vez mais intenso, até se destacar dos astros ao redor pelo seu brilho!"

Apaixonei-me!! Sempre gostei de astronomia, quando era mais nova cheguei a conseguir saber identificar no céu a olho nú, umas 10 constelações, e ficava horas a olhar para as estrelas, para Vénus, para a Via Láctea ( que infelizmente só se consegue ver com o céu totalmente limpo e longe das luzes de cidades). Ouvir esta curiosidade astronómica do nada na rádio foi uma surpresa mesmo muito agradável.
No minuto seguinte, o Professor relembrou que este Domingo muda a hora e mais uma vez ensinou-me algo que eu não sabia (e eu adoro aprender!): que Benjamin Franklin, que além de Presidente dos Estados Unidos, foi um jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata e inventor, após ter permanecido em França por uns tempos, sugeriu que se fizesse a mudança de Hora de Verão e de Inverno.
A mudança da hora deve-se a uma directiva comunitária que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.
Ao que parece, B. Franklin ficou chocado porque as casas europeias tinham portadas nas janelas para impedir que a luz do dia entrasse, e os europeus dormiam até muito tarde, o que para ele era um desperdiçar da luz do dia.
Nos Estados Unidos, as janelas não têm portadas e permitem que a luz do dia entre livremente nas casas.
Para que os Europeus pudessem continuar a dormir as suas horinhas tardias, mas aproveitando a luz do dia, foi então sugerida por B. Franklin essa mudança de hora até hoje praticada!

Aliada a estas lições de ciência que tanto me agradaram, é sempre feita ao longo da emissão diária, referência aos eventos culturais interessantes em Lisboa, em jeito de agenda cultural.

Sem dúvida, fui conquistada.
Os meus parabéns á Rádio Europa!
E a vocês que estão a ler este post, convido-vos a sintonizar 90.4, especialmente se gostarem de boa música Jazz, de boas conversas, e de aprender!

5 comentários:

ricardo disse...

hi!
concordo contigo quando dizes a radio europa tem uma excelente selecção de jazz (já tinha antes da mudança de nome), atrever-me-ia a dizer a melhor (o jazz na antena 2 continua a ser uma lacuna...); por fim, e para terminar, devo dizer que a rádio marginal tb tem uma optima selecção de jazz...experimenta... ;)
*

Anónimo disse...

O Benjamin Franklin tb inventou o pára-raios. Provavelmente, para se precaver da ira divina por se ter armado em Deus e mudado as horas, hehehehehe! O homem era, de facto, multifacetado.
Devo confessar que não foi com facilidade que aprendi a gostar de (algum) jazz...mas por outro lado, sou fã de uma das suas mutações, o blues. B.B. King é, não raras vezes, meu companheiro de noites mais melancólicas, passadas a ouvir a sua inconfundível voz quente e rouca, acompanhada das notas pujantes e plenas de sentimento da sua Lucille. Até Jazz... Beijinhos

Luisa Seabra disse...

Little bleu sheep:
Também já a conheces! é muito boa não é? E as interrupções q fazem não são nada desinteressantes ou chatas!

João
o Blues e o Jazz andam quase de mãos dadas! Eu gosto dos dois! Mas no caso do Jazz gosto do tipo q se aproxima mais do Blues, e não daquele Jazz lamechas e deprimente!

Anónimo disse...

Ah tambem vou por no radio do carro!
Gostei muito da visitinha :=)
beijinhos

Anónimo disse...

Vou ver se sintonizo esse posto,achei curioso!:)eh eh eh